Topo

Figueirense marca no fim, vence Chapecoense e deixa a zona de rebaixamento

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/08/2014 20h21

A ousadia do Figueirense no segundo tempo acabou sendo premiada com a vitória sobre a Chapecoense por 1 a 0 neste domingo, na Arena Condá, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Marquinhos marcou o único gol da partida, aos 41 minutos do segundo tempo, e ajudou a tirar sua equipe da zona de rebaixamento. O time visitante superou o Botafogo por conta do número de vitórias.

Por outro lado, a Chapecoense continua com 15 pontos e volta a se preocupar com a possibilidade de voltar a disputar a Série B na próxima temporada.

Fases do jogo:

O jogo começou muito disputado e com poucas chances de gol. A primeira boa oportunidade aconteceu, aos três, com a Chapecoense. Bruno Rangel cabeceou após cruzamento e Rafael Lima acertou a rede pelo lado de fora quando tentou outro levantamento.

Em uma partida muito truncada, a equipe da casa se aproximou do gol novamente, aos 24, quando Dedé arriscou um chute de longe e Tiago Volpi fez uma bela defesa. O time visitante acabou respondendo, aos 31, quando Marquinhos cabeceou com perigo e coube a Danilo salvar.

A Chapecoense buscava mais o jogo pelo fato da torcida fazer uma grande pressão. Por outro lado, o Figueirense tentava sair em velocidade quando roubava a bola. No fim, aos 45, Marco Antônio cobrou falta de longe e Danilo recua para defender com um leve toque. Mesmo assim, a primeira etapa terminou empatada sem gols.

O Figueirense iniciou o segundo tempo com Giovanni Augusto no lugar de Léo Lisboa, machucado. A Chapecoense, por outro lado, retornou com a mesma formação. Os donos da casa começaram pressionando e Fabinho Alves, aos quatro, finalizou cruzado e a bola passou rente à trave de Tiago Volpi.

A partida caiu um pouco de produção e as substituições aconteceram na metade da etapa com a expectativa de mudar o panorama. Os chutes de longe passaram a ser muito utilizados, mas o Figueirense acabou marcando um gol, através de uma jogada de bola parada. Após cobrança de escanteio, Marquinhos finalizou duas vezes para fazer o gol da vitória dos visitantes.
 
O melhor:
Marquinhos.
O zagueiro do Figueirense mostrou insistência e raça para marcar o único gol da partida e dar a vitória ao time visitante.

O pior:
Bruno Rangel.
O atacante esteve longe do jogador decisivo que ajudou no acesso da Chapecoense para a Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Chave do jogo:
A insistência e a ousadia do Figueirense foi fundamental para o Figueirense deixar a zona de rebaixamento. As substituições do técnico Argel Fucks também contribuíram para a equipe continuar atacante e buscar uma importante vitória.

Para lembrar:

Chocante.
Jaílton, da Chapecoense, e Ricardo Bueno, do Figueirense, disputaram uma bola pelo alto, aos sete minutos do primeiro tempo. Aparentemente, o jogador da equipe visitante tinha levado pior. Entretanto, o atleta do time mandante ficou com a testa bastante inchada após o lance. O departamento médico tentou diminuir o inchaço e ele retornou com a cabeça enfaixada no segundo tempo.

Polêmica. O lateral esquerdo Neuton invadiu a área do Figueirense e caiu após uma dividida com Leandro Silva. Os jogadores da Chapecoense ameaçaram reclamar, mas o árbitro Igor Junio Benevenuto mandou a partida seguir.

Suspenso.Rafael Lima recebeu o terceiro cartão amarelo após uma discussão com Marquinhos, do Figueirense. O zagueiro desfalca a Chapecoense no próximo final de semana.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar no próximo domingo. A Chapecoense visita o Vitória, às 16h, no Barradão. Por outro lado, o Figueirense recebe o Atlético-MG, às 18h30, no Orlando Scarpelli.


CHAPECOENSE 0 x 1 FIGUEIRENSE

Data: 10/08/2014 (domingo)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Auxiliares: Nadine Schramm Camara Bastos (SC) e Helton Nunes (SC)
Cartões amarelos: Rafael Lima e Zezinho (Chapecoense); Marquinhos (Figueirense)
Gol: Marquinhos, aos 41 minutos do segundo tempo

CHAPECOENSE
Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Jaílton e Neuton (Ednei); Wanderson, Dedé (Mailson), Abuda e Zezinho; Fabinho Alves e Bruno Rangel (Leandro)
Técnico: Celso Rodrigues

FIGUEIRENSE

Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Luan, Rivaldo, Marco Antônio e Léo Lisboa (Giovanni Augusto); Ricardo Bueno (Marcão) e Jean Carlos (Clayton)
Técnico: Argel Fucks